Blog

teste Consulta Quarta, 08 De Agosto De 2012

São Paulo - MP Apura Suposta Negligência de Procurador Jurídico de Junqueirópolis

A Promotoria de Justiça de Junqueirópolis instaurou inquérito civil para apurar a conduta de Lincoln Wesley Ortigosa, procurador jurídico do Município por supostas omissão e negligência no acompanhamento e ajuizamento de ações de execução fiscal. No inquérito, o Promotor de Justiça Ruy Fernando Anelli Bodini investiga a possível prática de ato de improbidade administrativa pelo procurador jurídico do Município. Entre os elementos já colhidos pela Promotoria de Justiça está o fato de o Município não ter conseguido até hoje efetivar a citação de uma microempresa que é ré em uma execução fiscal ajuizada em dezembro de 2005. O MP também descobriu que o procurador jurídico não cuidou de buscar o bloqueio judicial de dinheiro à disposição da empresa executada, em uma ação cível proposta pelo Banco do Brasil. Ainda de acordo com o inquérito, Lincoln Ortigosa foi pessoalmente notificado, em 2 de abril de 2009, a adotar as providências que lhe competiam para promover o regular andamento da execução, para ajuizar outras ações tendentes ao recebimento de outras dívidas do laticínio para com o município e também para garantir que o dinheiro depositado em favor da empresa executada na ação cível revertesse para o erário municipal. Mesmo assim, nada foi feito e o dinheiro, que estava depositado em Juízo, foi pouco a pouco sendo levantado para pagamento de outros credores da empresa executada. Também já foi apurado que, embora o procurador jurídico tenha ajuizado execuções em face de contribuintes inadimplentes, ele não providenciaria a tramitação das ações, o que inviabiliza a atuação do Município em compelir os contribuintes desidiosos a recolher os tributos devidos. A Promotoria já enviou ofício à Prefeitura Municipal de Junqueirópolis para que informe o total de execuções fiscais ajuizadas e que estão em andamento, discriminadas por data de ajuizamento; a relação de todos os contribuintes inscritos na dívida ativa, especificando, a natureza da dívida; quais débitos já estão sendo objeto de execução fiscal e quais ainda não foram cobrados judicialmente, e qual o montante dos créditos fiscais do município na atualidade. Fonte: MPSP - Assessoria de Comunicação Social - http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/noticias/publicacao_noticias/2012/agosto_2012/MP%20apura%20suposta%20neglig%C3%AAncia%20de%20procurador%20jur%C3%ADdico%20de%20Junqueir%C3%B3polis, em 07/08/2012

Sobre o Fisco
das cidades

O Fisco das Cidades assume a proposta iniciada com o "plantaofiscal.net". Neste novo espaço mantemos a mesma linha voltada à divulgação de conteúdos relacionados à área tributária municipal e à gestão pública.

Saiba mais

Compartilhe sua dúvida

Para auxiliar nossos visitantes em suas dúvidas relacionadas aos tributos municipais, contamos com a colaboração de colegas que militam na área tributária municipal.