Blog

teste Consulta Terça, 23 De Outubro De 2012

Espírito Santo - Vereadores e TCE do ES Investigam Participação do BVA em Investimento de R$ 40 milhões

A intervenção do Banco Central no BVA tem acirrado os ânimos no estado do Espírito Santo. Os vereadores que fazem oposição à atual prefeitura do município de Serra já se articulam para criar, amanhã, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo é apurar os motivos que levaram o Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPS) a aplicar R$ 40 milhões em um fundo de investimentos da Vitória Asset, do mesmo controlador do banco, José Augusto dos Santos. O receio dos parlamentares é de que o dinheiro se perca em meio aos trâmites da intervenção, sobretudo se o fundo for formado por papéis do BVA. O Tribunal de Contas do estado também iniciou investigação, sob a alegação de que o instituto desobedeceu as recomendações de que o capital fosse aplicado em bancos públicos. Além disso, a aplicação do valor ganhou um contorno político, já que a transação foi feita em setembro, ou seja, pouco antes das eleições municipais. Há a suspeita de que os envolvidos tenham sido beneficiados de alguma forma. ""É muito estranho que se faça uma operação desse porte às vésperas da eleição"", disse o vereador Guto Lorenzoni (PP-ES). Nenhuma prova, no entanto, foi apresentada ainda. O instituto, o BVA e a prefeitura de Serra garantem que a operação ocorreu dentro da normalidade e que seguiu as regras do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O presidente do IPS, Luiz Carlos Amorim, classifica as acusações como levianas. Segundo ele, depois da queda de rentabilidade dos títulos públicos — em função da redução da taxa básica de juros (Selic) —, teria sido necessário encontrar outros investimentos para que as metas do fundo fossem alcançadas. Procurado pelo Correio, o BVA afirmou que é a favor de toda e qualquer investigação e que suas ações ""são tomadas em observância com a lei"". Nem a gestora de recursos Vitória Asset tampouco o fundo onde foram aplicados os recursos estão sob a intervenção do Banco Central. Fonte: Correio Braziliense - Victor Martins - http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/10/23/suspeita-na-aplicacao-de-fundo/?searchterm=munic%C3%ADpio, em 23/10/2012

Sobre o Fisco
das cidades

O Fisco das Cidades assume a proposta iniciada com o "plantaofiscal.net". Neste novo espaço mantemos a mesma linha voltada à divulgação de conteúdos relacionados à área tributária municipal e à gestão pública.

Saiba mais

Compartilhe sua dúvida

Para auxiliar nossos visitantes em suas dúvidas relacionadas aos tributos municipais, contamos com a colaboração de colegas que militam na área tributária municipal.