Blog

teste Consulta Quarta, 09 De Janeiro De 2013

Alagoas - MPE Pede Prisão de Toninho Lins

O Ministério Público Estadual (MPE) pediu a prisão preventiva do prefeito reeleito de Rio Largo, Antônio Lins Souza Filho, o “Toninho Lins”. A medida se deu após a constatação de irregularidades na contratação e na folha de pagamento dos servidores do município. A denúncia foi encaminhada ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), nesta sexta-feira (28). A documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, e destaca que, desde 2009, Toninho Lins contratou mais de setecentos servidores sem concurso público e sem processo seletivo simplificado. Só no gabinete do prefeito existem 105 funcionários contratados, número que ultrapassa os limites previstos nas leis do município. Na peça, o MPE afirma que “o denunciado chegou ao máximo do desmantelo administrativo ao nomear servidores para cargos inexistentes”. A ação constata, ainda, a inexistência de documentos que formalizem as contratações e a ausência de contribuição previdenciária. Os dados apresentados na denúncia mostram que a despesa com a folha salarial desses servidores ultrapassa o montante de R$ 500 mil. Além da prisão de Toninho Lins, o MPE requer ainda a indisponibilidade de seus bens, com o objetivo de reparar o erário. O órgão pede ainda, como efeito de condenação, “a perda do cargo público que esteja exercendo na ocasião da condenação, bem como a inabilidade para exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação”. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF) já foram comunicados das irregularidades. Fonte: MPAL - Olga Sarmento - http://web.mp.al.gov.br/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=1160:mpe-pede-prisao-de-toninho-lins-&catid=47:noticias-patrimonio-publico, em 28/12/2012

Sobre o Fisco
das cidades

O Fisco das Cidades assume a proposta iniciada com o "plantaofiscal.net". Neste novo espaço mantemos a mesma linha voltada à divulgação de conteúdos relacionados à área tributária municipal e à gestão pública.

Saiba mais

Compartilhe sua dúvida

Para auxiliar nossos visitantes em suas dúvidas relacionadas aos tributos municipais, contamos com a colaboração de colegas que militam na área tributária municipal.