Blog

Notícias Quinta, 19 De Maio De 2011

TRF - Ex-Prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde (PE) é Condenado por Desvio de Recursos Públicos

José Bezerra dos Santos foi acusado de desviar verbas destinadas à construção de uma barragem; obra rachou com primeiras chuvas. A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) acolheu o recurso do Ministério Público Federal (MPF) e condenou José Bezerra dos Santos, ex-prefeito do município de Santa Cruz da Baixa Verde (PE), por desvio de verbas públicas. Ele recebeu pena de dois anos e oito meses de reclusão, substituída por duas penas alternativas, bem como inabilitação pelo prazo de cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. Durante a gestão de José Bezerra dos Santos, o município firmou com o Ministério da Integração Nacional o convênio n.º 515/99, no valor de R$ 80 mil, destinados à construção de uma barragem. O pagamento à empresa contratada, DF Engenharia Ltda, foi efetuado antes da conclusão total da obra. Além disso, conforme apurado por engenheiros do Tribunal de Contas de Pernambuco, a barragem construída tinha baixa qualidade. De acordo com testemunhas, as obras não suportaram sequer as primeiras chuvas e logo apresentaram rachaduras. O ex-prefeito havia sido condenado pela primeira instância da Justiça Federal em Pernambuco apenas pelo pagamento antecipado, feito em desacordo com a Lei n.º 4.320/64, que disciplina tais repasses financeiros. Por esse crime, previsto no artigo 1.º, inciso V, do Decreto-Lei n.º 201/67, ele recebeu pena de quatro meses de reclusão, substituída por prestação de serviços à comunidade. O Ministério Público recorreu ao tribunal, pedindo a condenação por desvio de recursos públicos, que consiste em um crime mais grave (artigo 1.º, inciso I, do Decreto-Lei n.º 201/67), por entender que houve superfaturamento da obra. “A partir do momento em que as técnicas e materiais utilizados possuem nível inferior ao acordado, ou seja, produzindo um gasto a menor do que o que foi repassado pelo município, constatou-se o desvio das verbas públicas para terceiro, no caso, a Construtora DF Engenharia Ltda”, disse o MPF. Esta notícia se refere ao processo no TRF-5: 2004.05.00.033249-1 (ACR 5781 PE) Fonte: Ministério Público Federal/ Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR-5) - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_criminal/crime-de-responsabilidade-ex-prefeito-de-santa-cruz-da-baixa-verde-pe-e-condenado-por-desvio-de-recursos-publicos, em 17/05/2011

Sobre o Fisco
das cidades

O Fisco das Cidades assume a proposta iniciada com o "plantaofiscal.net". Neste novo espaço mantemos a mesma linha voltada à divulgação de conteúdos relacionados à área tributária municipal e à gestão pública.

Saiba mais

Compartilhe sua dúvida

Para auxiliar nossos visitantes em suas dúvidas relacionadas aos tributos municipais, contamos com a colaboração de colegas que militam na área tributária municipal.