Blog

teste Consulta Domingo, 07 De Abril De 2013

Rio de Janeiro - Rio Negocia Isenção de ISS para Atrair Resseguradoras

O Rio de Janeiro caminha a passos largos para se tornar em breve a capital nacional dos resseguros. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, destacou que este é um interesse do governo, em sua participação na abertura do 2º Encontro de Resseguros, evento realizado na capital fluminense. ""O governo tem interesse na instalação do centro, pois gera pagamento de impostos, além de investimentos"", explicou. Segundo ele, a cidade é amigável aos empresários e tem atraído muitos novos negócios. ""Logo, temos uma vocação natural para receber este centro"", completou Paes. Julio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços do Estado, também presente ao evento, classificou o Rio de Janeiro como um importante ator no setor de resseguros. ""É um segmento regulado que está se abrindo para a área privada. O estado é cada vez mais um ator importante dentro deste setor, afinal, as resseguradoras atuam nos grandes riscos e aqui temos petróleo e siderurgia, por exemplo, que se destacam neste sentido. Há ainda muito esforço para atrair novas empresas para o estado do Rio"", ressaltou. Paes garantiu ainda que irá cobrar da Câmara de Vereadores do Rio a redução do ISS (Imposto sobre Serviços) para o setor.""Vamos avançar na questão do imposto e, assim, criar melhores condições para que o Rio se consolide neste papel de capital dos resseguros"", disse. A iniciativa está a tal ponto avançada que um edifício de 50 mil metros quadrados está sendo construído na Cinelândia, centro do Rio, para abrigar o Centro Nacional de Resseguros. O prédio é de propriedade da Opportunity e ficará pronto em 2014. O projeto, que vai tornar a cidade referência no setor, partiu da Rio Negócios, Agência de Promoção de Investimentos da cidade. A escolha da Cinelândia é estratégica pelo fácil acesso ao aeroporto e proximidade com a Zona Sul. A Fenaber (Federação Nacional das Empresas de Resseguros) prevê que o espaço reunirá corretores de resseguro, resseguradores, seguradores e demais empresas integrantes da cadeia. Mercado de resseguros O mercado brasileiro de resseguros foi aberto em 2008 com a instalação de empresas nacionais e internacionais. O setor fechou 2011 com prêmios da ordem de R$ 5,7 bilhões, crescimento de 20% em relação a 2010. Com os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e os preparativos para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016, o mercado espera um crescimento de 15% ao ano, nos próximos anos. Existem cerca de 100 resseguradores e 30 corretores de resseguro autorizados a operar no Brasil. Só o mercado carioca faturou R$ 12,8 bilhões entre janeiro e novembro do ano passado, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Fonte: Brasil Econômico/AC - Gabriela Murno - http://rio-negocios.com/rio-negocia-isencao-de-iss-para-atrair-resseguradoras/, em 03/04/2013

Sobre o Fisco
das cidades

O Fisco das Cidades assume a proposta iniciada com o "plantaofiscal.net". Neste novo espaço mantemos a mesma linha voltada à divulgação de conteúdos relacionados à área tributária municipal e à gestão pública.

Saiba mais

Compartilhe sua dúvida

Para auxiliar nossos visitantes em suas dúvidas relacionadas aos tributos municipais, contamos com a colaboração de colegas que militam na área tributária municipal.